top of page
Search

O servo travesso na festa dos sentidos

Updated: Mar 17, 2021

O servo travesso na festa dos sentidos



Na fantasia “O servo travesso na festa dos sentidos” Nelcimar Pires interpreta a Arlequim, o mais reconhecido personagem da comédia italiana do século XVI.

Extasiado pela grandeza do carnaval carioca, o sedutor Arlequim esquece a sua Colombina para experimentar a luxuria carnavalesca e tropical. Este malandro brincalhão se encanta com a requebrado sensual das passistas que, de cima do carro alegórico, são observadas em pleno deleite. Com o objetivo da conquista, ele veste esta fantasia esplendorosa, radiante em preciosismo, cujo luxo nos remete aos trajes da corte Europeia ocidental do século XVI. Elas eram volumosas, com abundância de camadas, barras, bordados e apliques que ornamentavam a superfície.


O verde-escuro de predominância nos detalhes da fantasia lembra a grandeza do mar adriático, provocando êxtases de virilidade em quem observa, embora estrategicamente acalmado pelo resto da paleta cromática. A bata, que parece pontifica, alude à Igreja quanto ao dilema da quaresma, entre cruz e confetes, a dicotomia da castidade e do desejo ardente de cair numa bacanal.


Ocultos na fastuosa máscara, os olhos maquiados do Arlequim seguramente escondem a dor de um desamor que já lhe esqueceu. Na natureza do teatro, o riso e a alegria sempre retornam. Este intuito é evidente nos detalhes em amarelo que insinuam luz, descontração e otimismo, sentimentos que convergem na arte e no perpétuo espírito lúdico do Arlequim.


Vale destacar que na exuberante armação que coroa o Malandro está a plumagem tremulada de pavões selvagens criados livres, nos terraços de arroz da Indonésia, e que foram removidas delicadamente para, em seguida, serem tingidas na cor verde “floresta da Tijuca” por índios brasileiros.


Se destaca no traje a dupla gola carrete renascentista, a abundância de strass de cor esmeralda em diversas formas, pérolas e pedrinhas de cristal Swarovski meticulosamente bordadas, além de milhares de contas austríacas costuradas artesanalmente. Os esplendorosos enfeites e o acabamento foram executados pela equipe de experimentadas costureiras no ateliê do Nelcimar. A equipe reportou mais de 10 mil horas de amorosa dedicação ao traje.


Barão de Saba

3 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page