Sobre Omar

omar2021.jpg
Omar Montenegro
Fotógrafo / Produtor de exposições culturais.
 
Omar reside na Asia desde 2006 onde dirige a agência Studio NUMA, que faz fotografia corporativa, e eventos artísticos.
 
Seu envolvimento com o Carnaval data de 2008 quando fotografou uma apresentação na China da escola de samba Acadêmicos da Rocinha que na época presidia o saudoso Mauricio Mattos.
 
Desde então Omar fotografou o Carnaval na pista da Sapucaí em nove ocasiões para a revista Rio Samba e Carnaval, além do registrar blocos de rua, ensaios nas quadras e nas comunidades.
 
Em 2011 criou a exposição itinerante de fotografias de Carnaval e de fantasias de luxo chamada “The Greatest Party on Earth” (A maior festa do mundo), que estreou em Tóquio em 2013 com 40 fotografias, 20 fantasias de luxo, instrumentos musicais e shows.
 
Os principais objetivos da exposição são ressaltar a criatividade e a magnitude do Carnaval carioca para promover o interesse pela cultura Brasileira no exterior. Além disto o projeto explica a organização do Carnaval, a historia da expressão cultural e a importância que tem na economia criativa de Rio de Janeiro. Até agora foram feitas exposições na Tailândia, Coréia do Sul e Singapura, sendo que a próxima será em Paris em 2022.
 
Omar Montenegro, estudioso da historia da Carnaval, tem publicado numerosos ensaios fotográficos e matérias sobre o Carnaval em revistas da Asia. Em 2020 foi galardonado com o Prêmio Plumas e Paétes Cultural como melhor fotógrafo do Carnaval Carioca.